terça-feira, 29 de maio de 2012

Citologia - História e Introdução


Definição: 

A Biologia Celular é classicamente dividida em Citologia e Histologia. 

(Cito= Célula; Logos= Estudo) A citologia é a ciência que estuda as células. 


História:


No século 16 os irmãos Joahan e Zacharias Jensen montaram o primeiro microscópio. O aparelho apresentava um sistema de lentes que permitia observar estruturas muito pequenas. Esse avanço tecnológico foi essencial para o desenvolvimento da citologia já que a maioria das células é de tamanho extremamente reduzido e não pode ser observada a olho nu. 

As células são a menor unidade morfofuncional e genética da maioria dos seres vivos. A célula foi descoberta em 1665 por Robert Hooke ao analisar, com um microscópio rudimentar, um pedaço de cortiça. Hooke percebeu que o material era composto por pequenas cavidades em formato poliédrico e as denominou célula (ou cella, que significa cavidade em latim). Na verdade estas cavidades eram as paredes celulares de células vegetais. 

No século 19, um botânico alemão chamado Matthias Schleiden, relatou a observação de que todos os tecidos vegetais eram massas organizadas de células. Pouco tempo depois o zoólogo Theodor Schwann observou o mesmo para tecidos animais e propôs a teoria celular, a qual diz que todos os seres vivos são constituídos por uma ou mais células. Essa teoria tem grande importância na biologia desde então, porém é necessário ressaltar que há exceções a essa regra: os vírus são seres acelulares (não possuem células). 

O desenvolvimento das tecnologias e dos métodos de microscopia permitiu um grande avanço no estudo das células. Hoje é possível, não só enxergar as células, como estudar aspectos físicos, estruturais e químicos do seu metabolismo.

Introdução: 

A teoria celular em seu conceito atual pode ser dividida em 4 pontos: 

1. Todos os organismos vivos (exceto os vírus) são constituídos por uma ou mais células. 

2. As células originam-se de outras células (ou seja, as células se reproduzem). 

3. Grande parte das reações químicas dos organismos ocorre dentro das células. 

4. As células contem a informação hereditária do organismo da qual fazem parte e esta informação é mantida da célula mãe para as células filhas. 

Uma importante característica dos seres vivos é o número de células do qual é composto. A maior parte dos seres vivos conhecidos é unicelular (formados por uma única célula). Neste grupo se encontram as bactérias, os protozoários e alguns fungos. Já os animais, plantas e boa parte dos fungos são pluricelulares (formados por mais de uma célula), podendo apresentar desde poucas até milhões de células. E como dito anteriormente, os vírus são acelulares.



As características essenciais das células são: a presença de uma membrana plasmática que envolve toda a célula e do material genético (esta segunda, com algumas exceções, tais como as hemácias). As células, em geral, apresentam o espaço interior (citoplasma) preenchido por uma solução aquosa na qual se encontram organelas. As organelas são estruturas envolvidas por membranas que apresentam funções específicas dentro das células. 

O material genético das células se encontram difuso em meio ao citoplasma ou envolto por uma membrana dupla denominada carioteca (ou membrana nuclear). Neste segundo caso, a estrutura formada é denominada núcleo. Esta é uma importante característica diferenciadora das células. As células sem carioteca e com material genético difuso são denominadas procarióticas ou procariontes; já as células que apresentam núcleo delimitado pela membrana carioteca são chamadas eucarióticas ou eucariontes.
Organização geral da célula procariótica

Organização geral da célula eucariótica

Os organismos apresentam grande diversidade de células, cada uma com suas próprias peculiaridades, com presença ou não de várias estruturas e com desenvolvimento diferenciado de cada uma delas. 

Dentro do que vimos até aqui, concluímos que os seres vivos podem ser uni ou pluricelulares e compostos por células procarióticas ou eucarióticas. Estas são duas das características mais importantes no estudo e classificação dos seres vivos. As demais serão discutidas posteriormente.



Rafael Pinheiro - Biologia no Ensino Médio (www.bionoem.blogspot.com)

Um comentário: