quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ecologia - Introdução, Conceitos Básicos e Níveis de Organização




INTRODUÇÃO:

           A ecologia é um assunto que, definitivamente, está na moda. Devido aos atuais problemas ambientais que afetam todo o planeta, vemos todos os dias nas manchetes de jornais e revistas reportagens relacionadas a este tema. O conteúdo de ecologia do Ensino Médio é relativamente simples, mas nem sempre é explicado da melhor maneira aos alunos.

Definição:

            A palavra ecologia é originada das palavras gregas Oikos e Logos que significam, respectivamente, Casa e Estudo. Assim ecologia literalmente significa estudo da casa. Embora a definição literal dê a impressão de que a ecologia se limita a estudar o ambiente, isto não é verdade. A ecologia é o estudo de todo o relacionamento dos seres vivos entre si, e destes com o ambiente. Os profissionais que se dedicam a ecologia são chamados ecólogos.


CONCEITOS BÁSICOS:
   
  • Espécies: Unidade básica da sistemática. Possui várias possíveis definições, sendo que a mais comum é: grupo de organismos capazes de cruzarem entre si e obter descendentes férteis. Exemplo: peixes que são da mesma espécie reproduzem-se entre si, porém não se reproduzem com peixes de outras espécies. 
  • Condições Ambientais: São as características físicas e químicas de um ambiente. Estas características não são consumidas pelos seres vivos nem podem se esgotar. As condições ambientais são extremamente importantes para entender a distribuição dos seres vivos, pois as espécies, geralmente, apresentam adaptações a um conjunto de condições específicas. Uma espécie que sobrevive em desertos, por exemplo, dificilmente sobreviverá em climas polares. Exemplos de condições ambientais: temperatura, umidade, pH, radiação, pressão atmosférica, etc...  
  • Recursos Ambientais: É tudo aquilo que pode ser consumido pelos seres vivos no seu desenvolvimento e sobrevivência. Os recursos ambientais podem ser alvo de competição entre os seres vivos, e podem se esgotar. Assim, quando algum organismo utiliza determinado recurso, este se torna indisponível para os outros.  Ex: alimento, água, nutrientes, etc...
  • Habitat: Local específico onde vive determinada espécie. O conceito de habitat inclui o espaço físico e as condições abióticas que determinam onde vive uma população. Ex: duas espécies de peixes podem habitar um mesmo lago e ainda assim ter habitats diferentes, pois uma pode viver no fundo do lago enquanto outra vive na borda. Assim, mais do que o local, o habitat considera também a condição necessária para uma espécie sobreviver. Várias espécies podem ocupar o mesmo habitat.
  • Nicho Ecológico: O nicho representa o conjunto de fatores bióticos e abióticos que definem a distribuição de uma espécie. Classicamente ele é definido como o “papel” de uma espécie no ecossistema, atualmente, no entanto, essa definição caiu em desuso. O conceito de nicho considera os recursos e condições ambientais necessários para a sobrevivência de uma espécie, bem como as interações que estas realizam com as outras espécies. Muitas vezes, para que uma espécie exista em determinado local, não só é necessário que as condições e recursos adequados estejam disponíveis, mas também que outras espécies habitem alí, por exemplo: um predador não pode sobreviver se não houver presas para ele caçar, mesmo que as condições ambientais sejam as ideais.

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO: 

Para uma melhor análise, os ecólogos buscam organizar o mundo biológico em uma estrutura hierárquica com vários níveis de organização sendo os superiores mais complexos do que os inferiores. A figura abaixo mostra os principais níveis, e destaca aqueles que são alvos de estudo da ecologia.



Indivíduo: Unidade fundamental da ecologia. Qualquer ser vivo (uni ou pluricelular) cujos componentes funcionam em conjunto para realizar as funções vitais deste organismo. Ex: embora cada ser humano seja formado por milhões de células, ele pode ser estudado como um todo, pois todos os órgão e células de seu corpo trabalham de maneira a permitir sua sobrevivência. 

Indivíduo de uma espécie vegetal.
 
População: Conjunto de indivíduos da mesma espécie, de quantidade variada, habitando e interagindo em um mesmo local. Em circunstâncias naturais, os indivíduos de uma população jamais estão completamente isolados de outros, e interagem entre si de várias maneiras diferentes. Exemplo: a população de onças pardas do Parque Estadual do Rio Doce (MG).


População na qual se encontra o indivíduo da figura anterior.

Comunidade: Assim como indivíduos interagem entre si formando populações, as populações das diversas espécies de um local interagem entre si formando comunidades. As populações de um mesmo local podem estar relacionadas às outras de várias maneiras harmônicas e desarmônicas. Estas interações entre populações de diversas espécies são essenciais para moldar a comunidade. Exemplo: a comunidade do Parque Nacional de Brasília, que inclui populações de inúmeras espécies vegetais, animais e outras. 

Comunidade na qual se encontra a população da figura anterior.



Ecossistema: Ao contrário dos conceitos anteriores, o ecossistema não considera somente os seres vivos, mas também as condições ambientais nas quais eles se encontram. O ecossistema é o resultado das interações entre as comunidades e o ambiente físico de uma região e, consequentemente é determinado por fatores bióticos (seres vivos) e abióticos (solo, terreno, clima, temperatura, etc...). Ex: uma floresta com suas diversas populações que interagem formando comunidades, seu tipo de solo, seu clima e outras condições ambientais características.

Ecossistema no qual se encontra a comunidade da figura anterior


Biosfera: A Terra possui uma ampla variedade de ecossistemas. Chamamos de biosfera o conjunto de ambientes que suporta todos os seres vivos do planeta. Como não são conhecidos seres vivos que habitem o centro da terra, nem o espaço, a biosfera é uma camada de dezenas de quilômetros que circunda a terra, englobando desde as montanhas mais altas até o fundo dos oceanos, e que contém toda a vida conhecida. Devido ao imenso número de ecossistemas existentes, a biosfera é comumente dividida para análise em 3 biociclos:

1.      Biociclo Terrestre ou Espinociclo: É a parte da biosfera que engloba todos os ecossistemas de ambientes terrestres. Embora seja pequeno em território quando comparado ao biociclo marinho, é enorme em diversidade de seres vivos. Inclui as florestas, savanas, praias, desertos, etc...

2.      Biociclo Marinho ou Talassociclo: É a divisão da biosfera que inclui todos os ecossistemas marinhos. Possui a maior extensão entre os biociclos, cerca de 70% de toda a biosfera. Dentre os ecossistemas que fazem parte deste biociclo se encontram os abissais (de grandes profundidades) e os litorâneos.

3.      Biociclo Dulcícola ou Limnociclo: Inclui todos os ecossistemas de ambientes de água doce e representa o menor dos biociclos, tanto em território quanto em diversidade. Os ecossistemas dulcícolas podem ser lênticos (em lagoas, lagos, represas, poças e outros ambientes de água “parada”) ou lóticos (em rios, riachos e outros ambientes de água “corrente”). 

Biosfera na qual se encontra o ecossistema da figura anterior. E todos os outros também.


Rafael Pinheiro - Biologia no Ensino Médio (www.bionoem.blogspot.com)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário